terça-feira, 16 de setembro de 2014

Haiti – Voluntariado em Organizações Internacionais



Quando descobri o programa de voluntariado da ONU foi uma novidade para mim e creio que para muitos leitores do blog também será.
Sei que uma grande parte das pessoas no Brasil desejam sair do país, seja para estudar um idioma, ganhar dinheiro ou conhecer culturas e lugares diferentes. As alternativas em geral são intercâmbios, programas de imigração ou empregos em multinacionais. Mas para aqueles com espírito altruísta também há a possibilidade de trabalhar como voluntário em algum país menos favorecido.
Antes de chegar no programa de voluntariado da ONU já havia pesquisado alguns programas em que o voluntariado é tratado como um intercâmbio e a pessoa interessada tem que pagar para participar. No meu caso isso se tornava um fator limitante, por que não teria condições de arcar com um programa desses, ao menos não pelo tempo que queria. A ONU, até onde tenho conhecimento, é uma das únicas organizações que remunera seus voluntários e arca com todas suas despesas de viagem entre o país de origem e o de destino. Este foi um fator que contou muito a favor no momento de decidir me mudar para o Haiti como voluntária.
_P1090503
O primeiro passo para aqueles que pensam em seguir este caminho é refletir: "estou disposto a encarar esta experiência?" Esta pergunta é importante porque essa escolha exige sacrifícios, exige algumas vezes passar por situações perigosas ou viver sem nenhum conforto.
Por exemplo, no local em que vivo atualmente tenho água encanada, energia elétrica, segurança 24h, ar condicionado, internet, TV a cabo, academia, um veículo, acesso a médicos e diversas opções de entretenimento e viagens. Pode parecer algo normal para quem vive no Brasil, mas tenho uma amiga aqui em Porto Príncipe que viveu 2 anos em Darfur sem ter sequer água potável e energia elétrica. Parece fácil? Eu não sei se conseguiria encarar essa.
_P1090634
Então é importante pensar bem antes de fazer esta escolha, por que viver em condições precárias, e por vezes arriscadas, não é uma simples aventura. Em algum momento a única coisa que vai te manter motivado é saber que o motivo que te trouxe até este lugar é o desejo de fazer a diferença.
Segundo passo importante é ter um curso superior e saber ao menos um dos idiomas oficiais da ONU (inglês, francês e espanhol), o português também pode ser relevante de acordo com a missão, mas não é suficiente. O curso superior pode variar bastante, há espaço para relações internacionais, ciências política, administração, psicologia, engenharia, arquitetura, saúde, biologia, informática, apenas pra citar a formação de alguns dos meus colegas.
Terceiro passo é fazer seu cadastro no site UNV  e aguardar ser convidado para uma entrevista. O tempo de espera pode variar bastante, pode ser que você receba um convite em três meses ou três anos.
_P1090665
Quarto passo é se preparar para a entrevista, é possível encontrar o roteiro da entrevista para UNVs na internet. Se você responder estas questões antecipadamente isso vai te ajudar a manter a calma na hora da entrevista, mesmo assim esteja preparado para perguntas fora deste roteiro.
É muito importante conhecer os da ONU (Integridade, Profissionalismo e Respeito pela diversidade) e ler com atenção a descrição da vaga que está sendo ofertada. Um fator que contará a seu favor será experiência prévia como voluntário, isso é algo que com certeza irão valorizar. Após a entrevista, que será em inglês ou francês com um grupo de 3 a 4 pessoas, você precisará ter paciência pois podem levar várias semanas para lhe contatar, caso seja escolhido.
Fui escolhido, e agora?
Normalmente o contato para informar que você foi selecionado para a vaga de UNV é feito pelo escritório de Brasília. Eles enviam diversos documentos, como a proposta formal das condições de trabalho, um check list de documentos que você precisa enviar, etc.
_REZ_658lll
No meu caso levou dois meses entre a data em que recebi este email até a data da partida, mas isso pode ser um pouco mais demorado. Tive que fazer diversos exames médicos, enviar copias de documentos que comprovam minha formação, documentos para visto, enfim uma série de requisitos a serem cumpridos.
Quando todos os documentos tiverem sido enviados, o escritório da ONU irá adquirir sua passagem e lhe pagar as despesas pré-viagem.
Assim que você chega ao país de destino você precisa passar por mais alguns processos burocráticos como fazer crachás, abrir contas, fazer cadastros, solicitar contas de email, treinamentos, etc. Após um período de uma semana você deverá estar pronto para começar a trabalhar.
O trabalho desenvolvido pelos UNVs é o mesmo realizado pelos profissionais. Na maioria dos casos são trabalhos de escritório que tem como objetivo dar suporte à missão. Poucos são os casos de pessoas que vão efetivamente para o campo. Além disso, não tenho conhecimento de pessoas que trabalhem diretamente com a população local, é possível que essa seja uma realidade nas agências (UNICEF, PNUD, WFP, etc.). Portanto, se sua expectativa for fazer um trabalho voluntário que atinja diretamente as pessoas, é provável que o programa de voluntários da ONU não seja exatamente para você.
Pelo que disseram meus colegas, um período bom para ser voluntário da ONU é de 1,5 anos a 2,5 anos. Muitos dos que hoje são funcionários já foram voluntários antes, mas isso não garante que você irá se tornar funcionário. Esse processo de seleção é ainda mais rigoroso e exige bastante dedicação (Mais infos sobre o processo aqui.
_REZ_6589
De qualquer forma, iniciar como voluntário é uma ótima maneira de conhecer melhor a organização e até mesmo definir se quer mesmo seguir carreira na dentro dela.
O que existe além das missões da ONU?
Como disse, acredito que não existam muitas organizações por aí que remunerem seus voluntários. Porém, há muitas outras organizações internacionais e de ajuda humanitária que precisam de funcionários para realizar seus projetos. Alguns exemplo são Médicos sem fronteiras, Cruz Vermelha, Anistia Internacional e as diversas agências da ONU. Um excelente site para pesquisar este tipo de vagas é o UNJobs.
sribatt 2

Texto publicado no Blog Brasileiras Pelo Mundo:  http://www.brasileiraspelomundo.com/haiti-voluntariado-em-organizacoes-internacionais-49204997

4 comentários:

  1. Que legal, Ana. Eu fui ler os demais pots seus e vi que você trabalha na ONU. Outro dia assisti no jornal que as tropas brasileiras estão desocupando o Haiti. E você retorna com as tropas ou pode continuar trabalhando aí? O trabalho na ONU é efetivo ou temporário? Quanto tempo dá para trabalhar aí? Compen$a? Se eu não fosse noiva acho que me interessaria em ser voluntária..

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda, eu nao moro mais no Haiti. Estou na Africa desde abril. Eu sou temporária na ONU pelo momento, mas financeiramente compensa sim.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Nossa menina.. Queria ser desprendida como você. Você é muito corajosa!! Acho que se eu fizesse 6 meses de intercâmbio, meu noivo surtava. kk Como seu marido faz, ele te acompanha? Em qual país da África você está?

    Desejo que essa missão seja gratificante para você e que nasçam mais pessoas com este espírito solidário e nobre. Obrigada pelas informações. Minha irmã leu seu post e já virou sua fã!! Assim como eu. Boa sorte.

    ResponderExcluir