segunda-feira, 14 de abril de 2014

A difícil tarefa de chegar a Santo Domingo

No dia 06 de abril começou meu primeiro R&R (rest and recuperation), que são 5 dias de férias que devemos tirar a cada 8 semanas de trabalho.
Eu fui passar a semana em Punta Cana e decidi que iria para Santo Domingo (SD) de ônibus por que o custo da passagem seria menor.

Acordei as 6e30h para ir para a estação e parti no domingo as 8h da manhã de ônibus com expectativa de chegar a SD as 4h da tarde e possivelmente tomar o ônibus para Punta Cana no mesmo dia...
Ai se eu soubesse...

Chegamos a fronteira entre RepDom e Haiti em pouco mais de 2horas de viagem. Já haviam me prevenido que seria demorado na fronteira, então achei normal a espera de 2h para cruza-la. Só que depois destas duas horas de espera nos avisaram que havia um problema entre os sindicatos dos dois países e que teríamos que cruzar a fronteira a pé e tomar outro ônibus da própria empresa do outro lado. Até ai tudo bem, tinha uma esperança de chegar a SD em tempo.

Ao descer do ônibus me juntei a um grupo de militares brasileiros que iam de férias para RepDom também. Mal imaginava que seriam meus companheiros em meio a uma série de dificuldades até chegar a SD.

O trajeto de 500m até o outro lado da fronteira não foi das coisas mais agradáveis, como tudo no Haiti havia muito lixo, sujeira e um cheiro bem desagradável a nos acompanhar.

Logo que chegamos no posto de imigração Dominicano ficou claro que chegar a SD poderia ser uma tarefa difícil. Esperamos por mais de 1h sem nenhuma informação. Primeiro nos disseram que havia um ônibus vindo nos buscar e que chegaria dali a 1h (somando 2h de espera). Depois um senhor veio nos dizer que estavam preparando protestos no lado dominicano e que era pra vazarmos o quanto antes...

Por fim, acho que umas 3h horas depois a moca responsável pelo ônibus nos informou que havia um bloquei na estrada e que iriam retornar a PAP. A turma dos brasileiros decidiu que iria cruzar a fronteira e pegar um ônibus a SD. Achei que tomar um ônibus ruim pra SD seria melhor que passar meu primeiro R&R em PAP.

Conseguimos uma van caindo aos pedaços, literalmente!!, por um preço nada barato para nos levar a uma cidadezinha próxima para tomar o ônibus. Segurança zero! um dos rapazes teve que ir no porta malas....

Já eram mais de quatro horas da tarde quando chegamos a estação de ônibus para tomar uma guagua ('e como os dominicanos chamam seus ônibus).

Nossa Guagua partiu para SD lotada, ou assim pensávamos, mas no caminho foram enchendo ela ainda mais... E o motorista? Oh my god, dirigia feito um louco! Eu preferia nem olhar pra estrada porque estava morrendo de medo.

Pra ajudar a fiscalização de imigração nos fazia parar a cada meia hora e mostrar os passaportes. Estávamos sem comer, cansados, com dores no corpo, num micro-ônibus super apertado (pensa no cheiro de asa)... Enfim, a viagem durou uma eternidade e chegamos a SD as 10h da noite, num cansaço tremendo.
Como já estava tarde fomos todos pra um hotel no melhor estilo pulgueiro, que era nossa melhor opção a esta hora. Demos sorte que tinham 3 quartos pra podermos descansar.

O dia acabou feliz pra mim por que no fim conseguimos pedir uma pizza e tinha uma cama pra dormir :)

No dia seguinte cada um de nós tomou seu rumo, as 9h tomei uma Guagua para Punta Cana.

Galera cruzando a fronteira de mala nas costas.

O posto de imigração

Povo esperando para passar pro lado Dominicano

A vista da nossa minivan caindo aos pedaços

A vista da nossa minivan caindo aos pedaços, close no estado do para-brisas

Cidade no caminho até SD.

Sufoco no gua-gua superlotado.

1. Ana, dizem que o importante nesta vida é ter história para contar. E essa vale a pena ser contada...rs
    Fiquei pensando se os policiais locais não podiam se importar com o fato de você ficar tirando fotos.