Sua resolução para 2014 é sair de trás de uma mesa e trabalhar como voluntário em uma organização sem fins lucrativos? Marlise Brenner, chefe de recrutamento de voluntários na Voluntários da ONU, compartilha dicas sobre como fazer isso acontecer.
Meu trabalho é baseado em escritório, mas eu quero obter mais experiência no campo. Como posso sair de trás da minha mesa e conhecer as pessoas que estamos tentando ajudar?
As primeiras perguntas a fazer a si mesmo é: "Eu tenho as habilidades necessárias para o trabalho que está no campo?" Muitos indivídios comprometidos e envolvidos estão ansiosos para chegar lá e ajudar diretamente, e diferentes caminhos estão abertos, desde empregoas até o voluntariado auto-financiado. No entanto, querer ajudar não torna a busca por uma oportunidade mais fácil ou menos competitiva. Na maioria dos casos, suas habilidades profissionais são o que determina se você vai, com quem, por quanto tempo e onde. No campo, existe uma capacidade limitada para absorver pessoas que não estão tem um conhecimento específico, não só em termos de habilidades profissionais mas em habilidades pessoais: como comunicação, flexibilidade e consciência cultural. Certamente esta é a nossa experiência do que os nossos parceiros esperam do programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV - United Nations Volunteers).
Aqui na UNV, procuramos por diversos profissionais para apoiar o trabalho dos nossos parceiros AN. Voluntários das Nações Unidas serviem como médicos, na proteção dos direitos humanos, logística e controle de ar, suporte eleitoral e manutenção da paz, monitoramento e avaliação de meios de comunicação. As necessidades específicas dos nossos parceiros têm uma relação direta na definição dos requisitos para cada vaga de voluntário.
Enquanto os requisitos específicos podem variar, todos os candidatos precisam ter no mínimo 25 anos e ter experiência profissional relevante de dois anos. Na seção de voluntários do nosso site, há um link para "áreas específicas de conhecimento" que estão em demanda. Esta lista fornece uma visão de que tipo de perfis de voluntários são solicitados com bastante frequência. Se os seus conhecimentos e experiência profissional estão em uma dessas áreas, você, tem uma oportunidade bastante razoável de ser considerado para uma vaga da UNV. Nosso relatório anual UNV dá alguns ótimos exemplos do que os nossos voluntários fazem em 130 países ao redor do mundo, servindo com cerca de 35 diferentes entidades da ONU.
Se você pertence a uma organização profissional, você também pode descobrir se eles têm quaisquer ligações a redes mais amplas que pode estar à procura de pessoas com o seu perfil. Pesquisando na internet por organizações que estão anunciando vagas para perfis específicos é uma ótima forma de começar; veja os requisitos deles para ter uma idéia de quão bem você atender às necessidades da organização. Considere procurar localmente, onde organizações de menor porte podem ter parcerias ou fornecer conhecimento a uma rede mais ampla de organizações globais.
Isso vai tomar tempo e persistência, e mantenha a mente aberta - você provavelmente acabará em um lugar completamente diferente de onde você começou. Quanto mais pesquisa que você fizer, e quanto mais você falar com outras pessoas, mais você começará a entender quais opções estão disponíveis para você.
Marlise Brenner dirige a seção de recrutamento de voluntários no programa de Voluntários das Nações Unidas. Siga a UNV no Twitter em @unvolunteers.
**************
Se você quiser ser voluntário das Nações Unidas precisa saber falar Inglês ou Francês.
Leia mais no site da ONU em português http://www.onu.org.br/faca-parte-da-onu/voluntariado/
Nenhum comentário:
Postar um comentário