Sempre comentamos entre os amigos que ha uma propaganda muito negativa deste país, em partes por existir aqui uma missão de estabilização da ONU. Por isso decidi fazer propaganda positiva, já que este lugar eh muito lindo.
Pra começar, apesar da pobreza imensa, as taxas de criminalidade aqui são menores que na maioria dos países do Caribe (com exceção de Cuba).
Para os visitantes pode haver um problema que eh a dificuldade de se comunicar com a população local, já que o Creole eh uma língua pouco conhecida. Mas, os haitianos são muito bons com idiomas, eh muito comum que os comerciantes saibam espanhol, inglês e francês. Quem sabe inglês ou francês consegue se virar bem por aqui.
Em compensação há muitos lugares incríveis a serem explorados por viajantes curiosos e animados. Vou fazer uma pequena apresentação dos lugares que conheço ate agora.
Jacmel
Jacmel fica a sudoeste de PAP, em torno de duas horas de viagem. Alem de ter algumas praias super bonitas eh famosa por ter um carnaval muito bonito. Há também muitos artistas que trabalham com papel machê, tanto para fazer alegorias de carnaval quanto para outros objetos vendidos aos turistas.
Trabalhos em papel machê
Em Jacmel também se encontra Bassin Bleu, que é um rio cuja água tem uma cor azulada e que tem uma cachoeira deliciosa.
Em minha segunda visita a Jacmel fiquei em um hotel com uma vista maravilhosa.
Ah.. as Praias... Owanga, Taino, Anse a Pirogue...
Essa foi a praia mais linda até hoje!! Ela chama Anse a Pirogue, a água lá é impressionante, extremamente límpida. Chegamos lá por uma estrada de terra e pedimos permissão ao guarda da propriedade pra entrar, foi muita sorte encontrar esse lugar.
Esta Praia fica perto de Kaliko beach, acho que se chama Feeling. Este eh um lugar bom pra mergulho por ter alguns corais.
Esta fotinho eh da praia de Owanga, lugar muito lindo também ao qual fui para mergulhar.
Esta aqui é Taino, uma praia meio pública, onde come-se uma lagosta maravilhosa e super barata.
Montanhas: Kenskoff e Vallue
De vez em quando, pra variar um pouco fazemos um passeio em uma região montanhosa. Como o Haiti tem muitas montanhas, sempre há uma vista bacana.
Croix-des-Bouquets
Esta é uma cidade da regiao metropolitana de PAP famosa principalmente por um bairro chamado Noilles que é um bairro onde vivem artistas que trabalham com metal. A matéria prima para estas artes em metal são tambores de óleo. Existem mais de 50 atelieres no local que produzem objetos incríveis, como alguns dos exemplares abaixo.
Citadelle
A Citadelle é um dos destinos turísticos mais populares do Haiti. Este lugar eh um antigo forte, construído logo após a independência do pais, em 1804. Eh uma contrucao imensa, no topo do monte L'Eveque na região norte, próximo à cidade de Cap-Haitien. Alem do lugar ser impressionante pelas suas dimensões enormes a vista lá de cima é maravilhosa, pois o monte esta cercado por outros montes e a paisagem é muito verde.
Quer saber mais sobre Citadelle? Clique aqui.